O estado do Pará, localizado na região Norte do Brasil, possui uma carência de cursos de Mestrado que possam suprir a demanda por profissionais qualificados para atuar em organizações públicas e privadas de ensino superior. Cursos de Mestrado na área Naval ou de transportes aquaviários só são oferecidos no sudeste do Brasil, a 3000 km da região norte, o que torna muito dispendioso para a qualificação de profissionais do norte do Brasil.

Dessa forma, o curso de Mestrado em Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará (UFPA) vem ao encontro das necessidades regionais, no que se refere à qualificação de docentes e profissionais de áreas distintas, com vistas às novas exigências do mercado de trabalho cada vez mais seletivo.

O convênio entre Universidade Federal do Pará (UFPA) e University of Southampton – UK, também estabelece as condições iniciais para o desenvolvimento futuro de projetos de pesquisa entre as instituições ampliando o escopo das pesquisas na região Norte. Ao mesmo tempo, vai ao encontro da política atual de consolidar as atividades de pesquisa nessas regiões e troca de experiências com uma das mais conceituadas universidade do mundo no campo da Engenharia Naval.

Este curso vem sendo demandado não só por instituições de ensino localizadas no norte e nordeste do Brasil, mas também por instituições localizadas nas Américas do sul e central, uma vez que um dos focos do curso é desenvolver pesquisas que contribuam para o crescimento e melhorem a qualidade do transporte fluvial da região amazônica. Instituições de ensino da Marinha e órgãos do Governo Federal também demandaram a implantação do curso de Mestrado na Universidade Federal do Pará.

A criação do Mestrado em Engenharia Naval na Universidade Federal do Pará é um grande passo para desenvolver e consolidar a pesquisa no norte do país, e no modelo proposto pelo Mestrado com o apoio da Universidade de Southampton da Inglaterra, possibilitará os alunos concluintes a prosseguirem seus estudos em nível de Doutorado na Universidade de Southampton na Inglaterra. 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (PPGENAV/ITEC/UFPA) foi aprovado pela CAPES em 2014 e teve sua primeira turma iniciada em 2015, sendo o primeiro Curso de Mestrado Engenharia Naval na Região Norte do Brasil, realizando atividades integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Engenharia Naval e afins.

O PPGENAV busca a promoção do desenvolvimento sustentável da Região. Com isso, gradativamente, o programa está se constituindo na principal referência, sobre questões específicas da Amazônia, dentro da sua área de atuação.

O programa oferece atualmente o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Naval, cuja estrutura organizacional abrange duas áreas de concentração e suas respectivas linhas de pesquisas, quais sejam: